terça-feira, 27 de setembro de 2011

Victoza e a Polêmica


Talvez você também tenha lido a reportagem da Revista Veja com a capa "Parece Milagre" sobre um medicamento para diabéticos e que muitas pessoas, mesmo sem ter a doença, estão tomando para emagrecer.

Talvez você assim como eu, tenha lido a reportagem e pensado "isso está mais para propaganda para vender o remédio do que para passar informação aos leitores".

No entanto, talvez você como MUITOS, tenha lido a reportagem e ficado desesperado para ir correndo á uma farmácia e comprá-lo urgentemente para perder seus quilinhos extras.

O fato é que talvez você não saiba, talvez nem tenha pesquisado e/ou talvez não tenha sido informado pelo seu médico que lhe prescreveu, que o tal remédio VICTOZA (liraglutida) ainda não tem registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser vendido como emagrecedor, isto é, ele atualmente só pode ser indicado para pacientes com Diabetes Tipo 2, pois os estudos para a outra finalidade não terminaram, ainda estão em fase de testes.

A ANVISA publicou uma nota em seu site esclarecendo sobre o uso do medicamento:

"A única indicação aprovada atualmente para o medicamento é como agente antidiabético. Não há até o momento solicitação na Anvisa por parte da empresa detentora do registro de extensão da indicação do produto para qualquer outra finalidade. Não foram apresentados à Anvisa estudos que comprovem qualquer grau de eficácia ou segurança do uso do produto Victoza para redução de peso e tratamento da obesidade."

E mais, os EFEITOS ADVERSOS, um dos principais aspectos a serem discutidos, não foram bem abordados na reportagem da revista, a qual só destacou o aparecimento de náuseas e dor de cabeça por duas semanas.

Ainda em sua nota de esclarecimento, a ANVISA relatou:

"Nos estudos clínicos do registro e nos relatórios apresentados à Anvisa foram relatados eventos adversos associados ao Victoza, sendo os mais freqüentes: hipoglicemia, dores de cabeça, náusea e diarréia. Além destes eventos destacam-se outros riscos, tais como: pancreatite, desidratação e alteração da função renal e distúrbios da tireóide, como nódulos e casos de urticária."

O pior é saber que mesmo com tantos riscos á saúde, com o preço elevado (em torno de R$400,00) o medicamento esgotou e as farmárcias estão esperando para repor seus estoques e quem realmente precisa (diabéticos) não estão encontrando. 

As pessoas precisam entender que não existe fórmula mágica para emagrecer, que todos sabem o quanto é difícil estar com peso dentro da normalidade, mas de nada adianta perder peso e não matê-lo, de nada adianta perder peso e adquirir outras doenças e de nada adianta perder peso e não educar-se!

Pense nisso.

"Faça do seu alimento o seu medicamento." (Hipócrates)




*Se você não leu a reportagem, não pesquisou e/ou nunca ouviu falar sobre o Victoza, vou explicar:
Victoza (liraglutida) é um medicamento novo no mercado destinado ao tratamento da Diabetes Tipo 2.  A liragutida é uma droga semelhante ao hormônio GLP-1 (que nosso organismo produz) mas que age por mais tempo no corpo. Entre as funções do Hormônio GLP-1 estão: aumentar a secreção de insulina, diminuir secreção de glucagon, retardar o esvaziamento gástrico e diminuir apetite. Muitos médicos observaram que os pacientes diabéticos começaram a perder a peso durante o tratamento e o seu uso espalhou-se de forma desordenada como tratamento da obesidade.


Fonte:
Revista Veja. Ed. 2233 - ano 44 - nº36 de 7 de setembro de 2011

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Bolo Formigueiro

Oi gente!

Quarta-feira queria muito comer alguma coisa diferente e não tinha nada de bom em casa. Comecei abrir os armários e a geladeira e nada...

Então resolvi recorrer aos meus livros de culinária e me deparei com a receita de bolo formigueiro, como eu já tinha visto na geladeira que tinha um pouquinho mais que 1/2 pacote de chocolate granulado e 1/2 pacote de coco ralado, pensei: "É isso que eu vou fazer" e foi mesmo. Ficou muito bom, modestia á parte hehehe.

Então vamos a receita, na descrição dos ingredientes eu coloquei a quantidade certa de granulado e coco, só que eu usei menos porque era o que tinha em casa.


BOLO FORMIGUEIRO


Ingredientes:
  • 3 ovos separados (claras em neve)
  • 3 colheres de sopa cheia de margarina
  • 1 copo de leite
  • 2 copos de açúcar
  • 2 1/2 copos de farinha de trigo
  • 1 pacotinho de chocolate granulado
  • 1 pacote de coco ralado
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
 
Modo de preparo:

Em uma tigela misture a margarina e o açúcar até formar um creme, adicione as gemas e misture mais um pouco. Acrescente a farinha de trigo e o leite e continue mexendo. Adicione as claras em neve e misture delicadamente, em seguida coloque o coco ralado, o chocolate granulado e por último o fermento em pó. Coloque em uma forma untada e leve ao forno até que quando você espete um palito ele saia limpo.


 
 
 
 

sábado, 17 de setembro de 2011

Sopa Creme de Couve-Flor

Eu estreei meu livro da Dona Benta no feriado aqui em Tubarão.

Aproveitei que o friozinho resolveu dar as caras nesse dia e fiz uma sopa creme de couve-flor (escolha da mamis).

Mudei dois ingredientes da receita. Na receita original ia noz-moscada e como eu não tinha em casa resolvi colocar temperinho verde e um pedacinho de cebola de cabeça para dar mais sabor á sopa e ao invés de margarina coloquei um fio de óleo.

Ah, é bom lembrar que, como na receita vai leite, fique de olho para não derramar no fogão! Isso aconteceu comigo, sem querer deixei a panela um pouco tampada e num piscar de olhos... o fogão já estava sujo, mas, coisas que acontecem, como diz a minha mãe: "Agora tu já sabe". É mãe, agora eu sei, tive que limpar tudinho depois hehehe

Vamos a receita, a sopa ficou boaaaaa, pena que não tem uma corzinha porque é de couve-flor, mas vale a pena.


SOPA CREME DE COUVE-FLOR


Ingredientes:
  • 1 couve-flor média limpa
  • 4 batatas médias descascadas e picadas
  • 1 litro de água
  • 1/2 litro de leite
  • sal, temperinho verde e cebola de cabeça á gosto
  • 1 fio de óleo


Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes, menos o leite, numa panela. Tampe-a e leve-a ao fogo até cozer os legumes. Retire a panela do fogo, deixe esfriar um pouco e bata os legumes com a água da cozedura no liquidificador. Ponha a mistura obtida numa panela com leite, deixando ferver em fogo brando por 15 minutos até a sopa apurar. Sirva em seguida.


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Bolo Gelado de Chocolate

Para comemorar meu aniversário no trabalho, fiz um bolo especialmente para levar!

O escolhido da vez foi o Bolo Gelado de Chocolate.

Só que na empolgação acabei esquecendo de bater a foto do bolo pronto, me desculpem, mas a foto ficou apenas dele já cortado e pronto para levar.

Vamos a receita.


BOLO GELADO DE CHOCOLATE


Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 3 colheres de sopa cheia de margarina
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 1 xícara de chá de achocolatado em pó
  • 4 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 3 potes de iogurte natural (175ml cada um)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó 


Cobertura:

  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 xícara de chá cheia de achocolatado em pó
  • 1/2 xícara de chá de suco de laranja


Modo de Preparo:


Em uma tigela, coloque a margarina e o açúcar e misture até formar um creme. Em seguida acrescente os ovos e misture novamente. Adicione a farinha de trigo, o achocolatado e o fermento, misture. Adicione o iogurte natural e mexa até ficar uma massa homogênea. Coloque em uma forma untada e leve ao forno médio, pré-aquecido, por 35 minutos, ou até que ao enfiar um palito, este saia limpo. Para a cobertura misture todos os ingredientes e reserve. NOTA: normalmente eu não utilizo todo o suco de laranja, para não ficar muito líquida (meu gosto). Faça furos no bolo com um garfo e espalhe a cobertura sobre o bolo ainda quente. Deixe esfriar e leve à geladeira por 2 horas. Corte em quadrados e sirva.






Meus Presentes de Niver

Oi gente, para quem não sabe, hoje é o dia de eu ficar mais velha!!! hauhauhauah

Eu ganhei vários presentes, roupas, sandália, livros... enfim, eu amei tudo o que eu ganhei, principalmente o carinho da minha família e dos meus amigos!

Bom, só estou postando sobre meu niver, porque queria contar sobre três presentes que tem tudo a ver com o blog!!!

O primeiro, eu ganhei do meu namorado, não sei se vocês já viram, é um porta jóia da Cacau Show de três andares, cheio de chocolates (nem gosto), além de uma flor e um cartão, tudo de CHOCOLATE! *-*


Os outros dois presentes, são: o livro da Dona Benta, ganhei da minha irmã Rachel, e eu estava namorando faz tempo hehehe e assim que eu abri, acabei descobrindo que a primeira edição foi em 1940, eu não sabia que ele era tão antigo! E, o livro do Anonymus Gourmet, (ganhei da Samira e do Pablo) que sempre que possível eu assisto o programa, mas, quando não dá, minha mãe me mantém atualizada das receitas que ele faz! hauhauahuaha


Eu aproveito também, para agradecer todo o carinho que recebi e recebo da minha família e dos meus amigos! Amo todos!

domingo, 4 de setembro de 2011

Utensílios de Cozinha


Eles são úteis, coloridos, alguns inusitados e porque não dizer que alegram o ambiente!
 
Cada vez mais criativos, os artigos de cozinha ganham espaço e a minha atenção.
 
Abaixo alguns divertidíssimos e interessantes que encontrei pela internet e compartilho com vocês.



















Pizza de Pão

Sabe quando você está em casa, com fome e abre os armários, a geladeira e não tem nada que te agrade? 

Aí você olha para o lado e vê aquele saco de pão que você ou sua mãe separou para fazer torradas, porque eles já estão amanhecidos e ás vezes até adormecidos hehehe. 

Agora você já vai saber o que fazer com eles:  PIZZA DE PÃO!!!

A receita já é antiguinha, mas outro dia passou até no Globo Repórter e vale a dica para evitar o desperdício e inovar o cardápio. 

Anote aí o que você irá precisar (as quantidades irão depender do que você tem em casa):

PIZZA DE PÃO

Ingredientes:
  • pão d'água (francês)
  • queijo mussarela ou prato
  • presunto ou mortadela
  • tomate
  • orégano
  • maionese de tártaro (quando não tenho em casa, faço com maionese normal e alho picado)


Modo de Preparo:

Corte os pães no sentido do comprimento, passe a maionese, coloque o presunto/mortadela, o queijo, o tomate e salpique o orégano a gosto. Coloque em uma assadeira e leve ao forno baixo pré-aquecido até o queijo derreter e pão estiver crocante (aperte levemente para verificar).