terça-feira, 5 de julho de 2011

Chocolate: sim ou não?

Ele nasceu como a bebida preferida dos deuses maias. Virou moeda para os astecas e se tornou barra no século 19, na Europa.


Já deu para perceber que esse alimento proveniente do fruto do cacaueiro faz sucesso há muito tempo.

E não é a toa que esse “produto dos deuses” tem toda essa fama. Muitas vezes rotulado como vilão, o chocolate possui sim benefícios, por isso vou lhes apresentar os prós e contras que devem ser repensados na hora de comer seu delicioso chocolate.

Ele possui flavanóides (pigmentos hidrossolúveis presentes em vegetais) que funcionam como antioxidantes que combatem os radicais livres e também auxiliam na diminuição do “colesterol ruim” (LDL) e aumento do “colesterol bom” (HDL);

Essa substância é a mesma que faz a boa fama do chá verde, só que o cacau apresenta uma concentração especialmente generosa do subtipo flavanol, que ultimamente tem sido apontado como o componente que mais tem efeito na nossa saúde vascular.

E sabe aquela sensação boa de bem-estar e a fama de afrodisíaco? Pois bem, isso deve-se ao fato do chocolate também possuir triptofano, substância que o cérebro utiliza para produzir serotonina, um neurotransmissor que induz sensações de prazer.

Gostou, né? Mas existe o outro lado da moeda. Normalmente os chocolates que comemos são aqueles ricos em gordura e açúcares, pois recebem leite e gordura hidrogenada na sua composição, tornando-se calóricos (acabando com a dieta da mulhereda!), perdendo seus princípios medicinais e podendo desenvolver doenças, como a obesidade e o diabetes  quando ingerido em excesso, sem falar que o chocolate branco é feito somente com manteiga de cacau!!! Isso mesmo, no chocolate branco não vai cacau, só a manteiga, ou seja, mais calórico e sem nenhem benefício. E se você não é diabético, não insita em comer o diet pensando que ele é melhor porque não tem açúcar, saiba que eles possuem maior teor de gordura, sorbitol e manitol que em excesso podem causar diarréia. 


Por isso, fica a dica: Prefira os chocolates amargos e/ou os ditos darks que são aqueles com uma porcentagem maior de cacau e claro delicie essa paixão com moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite, deguste e comente!